EXTELINGENCIA é um termo criado por Ian Stewart e Jack Cohen em seu livro de 1997 Figments of Reality. Eles definem como a capital cultural que está disponível para nós na forma de mídia externa (por exemplo, lendas ,folclore , rimas infantis , livros , fitas de vídeo , CD-ROMs , etc.)
Eles contrastam exteligência com inteligência, ou o conhecimento e os processos cognitivos dentro do cérebro. Além disso, eles consideram a “cumplicidade” de exteligência e inteligência como fundamental para o desenvolvimento da consciência. “Cumplicidade” é uma combinação de complexidade e simplicidade, e Cohen e Stewart usam para expressar a relação de interdependência entre o conhecimento “dentro” cabeça e do conhecimento “fora” da cabeça que pode ser facilmente acessado.
Em outras palavras, tem de haver, em algum nível, uma apreciação do que está lá fora e o que isso significa. Grande parte deste ‘apreciação’ cai na categoria de conhecimento tácito e da aprendizagem social e cultural.. Como exemplo, um dicionário pode conter definições de muitas palavras, mas, apenas as definições que podem ser entendidas pelo leitor.
Inteligência = conhecimento que está na nossa cabeça
Exteligência = o conhecimento que está fora, disponível no mundo.
Com a exteligência adquirimos mais informações
Com a inteligência solucionamos os problemas.
TODOS TEMOS EXTELIGÊNCIA?
Ela está a disposição, as informações estão ao acesso de todos, porém não são todas as pessoas que as utilizam.
Fala-se muito sobre pensar fora da caixa, saber usar exteligência é pensar fora da caixa.
Cada pessoa tem uma forma de ver o mundo, cada perfil responde de forma diferente as diversas situações.
Você pode aumentar sua exteligência sozinho ou com processo de coaching.